1001 Formas de Usar: Vestido Nude Básico (Looks Outono / Inverno) – Guarda-roupas Multifuncional

Saiba como transformar aquele vestido basiquinho (seja nude, preto, ou de qualquer outra cor) em looks elaborados para Outono / Inverno sem precisar gastar com peças novas. E, além disso, confira dicas de moda sustentável.

Tiê moda sustentável

Eis aqui mais um post da série “1001 Formas de Usar – Guarda-roupas Multifuncional” na qual pretendo lhes mostrar (e, conjuntamente, aprender) como aproveitar o máximo possível peças básicas por meio de variadas combinações. Dessa forma espero que, a cada post, seja possível perceber as variadas possibilidades guardadas no interior de sua gaveta e que, por consequência, pensamentos como “não tenho roupas” / “preciso ir às compras” se tornem cada vez menos frequentes. Afinal, algo é fato: quando fazemos uma nova combinação com roupas que já possuímos a sensação é muito parecida com a de abrir uma sacola de roupas novas.

Ademais, em cada post do “1001 Formas de Usar – Guarda-roupas Multifuncional” pretendo também dividir dicas e conceitos de moda sustentável trazendo peças produzidas com tecidos ecológicos e com o conceito de Slow Fashion, ou seja, peças atemporais e duradouras fora dos modismos novelísticos sazonais.

Um dos looks montados com o Vestido Nude Básico foi inteiramente composto por peças advindas da reciclagem de garrafas PETs e do reaproveitamento de retalhos de algodão que seriam descartados pela indústria têxtil tradicional. Quando cheguei em casa após a sessão de fotos e me dei conta disso, veio-me um sentimento tão bom! É como se nossa cabeça abrisse para um novo mundo de possibilidades, mundo condizente com a necessidade de nos posicionarmos a favor da redução do impacto ambiental gerado pela indústria da moda – uma das mais poluentes em na atual economia de mercado.

- Saiba mais sobre o assunto em: “Entenda a Moda Sustententável”.

Guarda-roupas Multifuncional: Looks para Outono/Inverno

como usar Vestido Nude Básico Looks Outono jaqueta de couro

Ah, o outono! Estação dissimulada e imprevisível a qual nos faz ter a necessidade de sair de casa com o que costumo chamar de “look cebola”, aquele composto por diversas camadas de roupas que precisamos retirar e recolocar ao longo do dia conforme as insanas variações climáticas.

Minha amiga, não se deixe enganar pelo mito das “roupas da estação”. Se você possui peças avulsas como jaquetas, casacos, coletes, meia calça, lenços e cachecóis (não necessariamente todos ao mesmo tempo), basta soltar a criatividade para montar seu “look cebola” com muito estilo. Quando o miolo da cebola é formado por uma peça neutra – como o Vestido Nude Básico – compor camadas será tarefa de fácil trato.

como usar Vestido Nude Básico Looks Outono Inverno faux fur e lenço

Dependendo da região do Brasil ou do mundo (Alô, galera de Portugal! – Temos muitos leitores portugueses aqui no AB, sabiam?), os mesmos preceitos podem ser utilizados para looks de inverno caso o local onde você esteja tenha um inverno ameno.

Guarda-roupas Multifuncional: O que é um Vestido Básico?

Convenhamos, poucas peças de roupa são tão versáteis quanto um vestidinho básico (acreditem, descobri isso há pouquíssimos meses). Convenhamos também que a concepção de “básico” varia de pessoa para pessoa. Particularmente, um vestido longo e colorido é “básico” em meu guarda-roupas. Sendo assim, a fim de não nos prendermos em filosofar sobre a metafísica do sorriso da Monalisa, postulemos como “vestido básico” uma peça com:

  • Modelagem simples, mas polida;
  • Cor lisa, sólida e pertencente à cartela neutra;
  • Caimento levemente fluído, marcando o corpo na medida da valorização;
  • Comprimento médio, mais ou menos na altura do joelho.

Ou seja, um “vestido básico” é um meio termo no mundo dos vestidos. Ele pode até aparentar ser sem graça quando olhamos isoladamente, mas guarda em si infinitas possibilidades, basta olhar com a cabeça aberta e visão criativa, basta pensar nas peças que você já possui no guarda-roupas e saber que várias delas podem ser combinadas ao “basiquinho” criando looks autênticos e cheios de personalidade – a SUA personalidade.

1001 Formas de Usar: Vestido Nude Básico

O termo “vestidinho básico” imediatamente nos remete ao clássico “pretinho básico” o qual, segundo a sabedoria popular e dicas de estilistas, toda mulher “deve” ter no guarda-roupas. Não sei vocês, mas eu fico com asco pelo simples fato de me falarem que “devo” ter algo. Não tenho um vestidinho preto básico, já tive vontade de ter, porém bastar lembrar da ditadura clichê que a vontade passa em instantes.

Então, ao invés de jogar mais um post sobre “pretinho básico” na blogosfera, optei por trazer uma peça de cor nude a qual, embora pareça mais complexa de combinar, na verdade é ainda mais fácil e versátil do que o preto: o Vestido Ciranda na cor Areia da Tiê Moda Sustentável, uma peça com manga curta, corpo levemente acinturado e uma saia rebaixada cortada em godê – o que oferece um movimento gracioso para ela. O decote é redondo e pouco profundo.

1001 Formas de Usar Vestido Nude Básico looks outono inverno Vestido Ciranda Tiê Moda Sustentável
Com essa única peça, montei 4 looks com conceitos completamente diferentes.

Drops de Moda Sustentável: O Vestido Ciranda da Tiê Moda Sustentável é produzido em um tecido muito confortável. O fio de poliéster que está em sua composição é extraído de garrafas PETs recicladas. O processo de produção desse tecido utiliza baixo consumo de água e dispensa o uso de agentes químicos nocivos ao meio ambiente. Ele também está disponível nas cores Preto e Cinza Gelo – AQUI.

 

Quando escrevi no primeiro parágrafo que, além de mostrar, também irei aprender conjuntamente com vocês as variadas formas de usar, não fui demagoga, por causa deste post tive meu primeiro contato com uma peça deste estilo. Quando a Tiê Moda Sustentável me enviou esta peça, pensei “bonito, mas não faz meu estilo”. Aqui reside a graça de uma peça multifuncional: ela se adapta ao seu estilo conforme as combinações. Você veste a peça, não o contrário.

1 Peça, 4 looks: Vestido Nude Básico – Looks Outono Inverno

Vestido Nude Básico: Look Girly Hippie

como usar Vestido Nude Básico Looks Outono Inverno estilo girly Tiê moda sustentável cabelo cacheado ruivocomo usar Vestido Nude Básico Looks Outono Inverno estilo girly Tie moda sustentávelcomo usar Vestido Nude Básico Looks Outono Inverno estilo girly cabelo cacheado ruivo

Drops de Moda Sustentável: As Alpargatas que usei no look, além de mega confortáveis, são feitas com matéria prima 100% reciclada. Esse tecido é obtido por meio do desfibramento do algodão, processo proveniente da reciclagem de tecidos e malhas dessa fibra. Além disso, o processo produtivo utiliza baixíssimo consumo de água. Somado ao algodão, temos também o poliéster, vindo da reciclagem de garrafas PET. Pode ser encontrada na Tiê AQUI.

 

Vestido Ciranda cor Areia Tiê Moda Sustentável / Alpargatas Tiê Moda Sustentável / Lenço florido Vintage “roubado” do guarda-roupas da mãe.

Este primeiro look é a modificação mais simples de todas. Olhem só como apenas um lenço florido deu conta de glamourizar completamente os vestido nude básico.

O estilo Girly já ganhou dois posts aqui no AB. É um estilo feminino, à lá Lolita, caracterizado o qual faz a cabeça de muitas mulheres. Porém aqui o Girly não fica tão caricato, aliás, é amenizado pela própria modelagem larguinha do vestido, as franjas do lenço e com o uso das alpargatas ao invés dos típicos sapatos de salto característicos do Girly. Tais simples aspectos conseguiram doar um ar hippie chic ao Girly.

Saiba mais sobre o estilo Girly em:
- Conheça o estilo Girly
- A Mulher Feminina

Vestido Nude Básico: Look Penny Lane

como usar Vestido Nude Básico Looks Outono Inverno estilo penny lane almost famous cabelo cacheado ruivocomo usar Vestido Nude Básico Looks Outono Inverno penny lane almost famous cabelo cacheado ruivo

Vestido Ciranda cor Areia Tiê Moda Sustentável / Colete faux fur de brechó / Peep Toe Monica Reali / Cinto não-lembro

Quem assistiu ao filme Almost Famous [Quase Famosos] do Cameron Crowe sabe o porquê que nomeei este look de Penny Lane (se você nunca assistiu, primeiro: super recomendo, segundo: tem fotos AQUI, só não vale me comparar à Kate Hudson, OK?).

Basta um colete de veludo com faux fur (pele falsa) e um cinto para deixar o Vestido Nude Básico com uma incontestável pegada setentista. Conforme falei no “1001 formas de usar Calça Pantalona”, os anos 70 dominam meu guarda-roupas.

Visto que o colete cria um volume considerável nos ombros, ajustar o vestido com um cinto é ótima saída para doar maior equilíbrio à silhueta.

Vestido Nude Básico: Look Lady Rock

como usar Vestido Nude Básico Looks Outono Inverno animal print cabelo cacheado ruivo

como usar Vestido Nude Básico Looks Outono Inverno moda sustentável cabelo cacheado ruivo

como usar Vestido Nude Básico Looks Outono Inverno jaqueta de couro cabelo cacheado ruivo

Vestido Ciranda cor Areia Tiê Moda Sustentável / Jaqueta de Couro Sintético Lança Perfume / Meia Calça Animal Print não-lembro / Scarpin de tecido Mônica Reali

Há quem pensa que apenas de preto é feito o rock’n’roll…

Este é um perfeito exemplo do “look cebola” sobre o qual comentei no início do post. O vestido nude saiu de “basiquinho” para ousado com duas peças simples: uma jaqueta de couro sintético e uma meia calça, as quais podem ser guardadas na bolsa e colocadas ou retiradas conforme o clima louco do nosso outono requer.

Observem como a harmonia na cartela de cores fez com que a meia calça com estampa de oncinha não ficasse gritante.

Outro aspecto versátil deste look é o fato dele ir de “bad girl” a “relax” apenas ao abrir o casaco.

Vestido Nude Básico: Look Business Girl

como usar Vestido Nude Básico Looks Outono Inverno roupa de garrafa PET cabelo cacheado ruivo

como usar Vestido Nude Básico Looks Outono Inverno trabalho Tiê cabelo cacheado ruivo

como usar Vestido Nude Básico Looks Outono Inverno trabalho cabelo cacheado ruivo

Vestido Ciranda cor Areia Tiê Moda Sustentável / Blazer de Moletom Tiê Moda Sustentável / Scarpin de tecido Mônica Reali

Pois bem, este é o look 100% ecológico feito com garrafas PET sobre o qual falei no início do post (aliás, quase, apenas o sapato que não é).

Quem diria que um simples vestido nude ultra básico poderia ganhar um ar classudo ao lançar mão de apenas uma sobreposição?

E digo-lhes mais, observem o blazer de moletom. Não é incrível como um corte bem estruturado pode transformar um tecido casual numa peça digna de mulher de negócios em ação?

Espero que tenham gostado! Qual outra peça você gostaria de ver na série “1001 Formas de usar”?

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita
Snapchat: karinaviega

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>