Como secar cabelo cacheado com difusor e manter os cachos definidos

Quem tem medo de difusor? Acreditem: há como secar cabelo cacheado com difusor sem perder a definição dos cachos! Confira as dicas e truques ao longo deste artigo.

Eis que estamos num bad hair day e surge uma festa/balada/encontro ou qualquer outra ocasião fortuita na qual queremos comparecer com cachos deslumbrantes e a única saída em vista é lavar novamente os cabelos (rezando para que o banho melhore o humor das madeixas). Contudo, restam-nos apenas 2 horas ou menos para que o evento em questão se inicie. Nestes momentos o difusor pode ser um grande aliado dos cabelos cacheados, afinal, quem é cacheada sabe o quanto nosso cabelo pode demorar a secar naturalmente…

Não entendam pelo o parágrafo anterior que sair de cabelo molhado seja um “problema”. Aliás, nestes dias de calor escaldante sair com a cabeça fresca é até libertador. Porém não podemos negar que uma indumentária mais elaborada (um vestido de festa, por exemplo) não combina com cabeça molhada. Assim sendo assim, surge a questão: como secar um cabelo cacheado com difusor e não acabar com fios emaranhados no lugar dos cachos?

Como secar cabelo cacheado com difusor e manter os cachos definidos – Dicas e Truques

como secar cabelo cacheado com difusor dicas

Como tudo na vida, vários meios podem levar ao mesmo fim. Portanto, digo-lhes de antemão para não levarem as dicas abaixo como verdades universais, apenas transpasso-lhes os truques que funcionam para mim esperando piamente que os mesmos funcionem para vocês.

[warning]Obs: Na foto acima estou utilizando o Deva Sun Dryer (difusor da marca Deva Curl). Mas as dicas ao longo deste artigo também se aplicam para quem utiliza um difusor comum.

Dica: Agora há como comprar a “mão verde” (ou bocal) do secador Deva Sun Dryer, o Deva Fuser, separadamente do secador, fato que alegra o bolso de quem já possui um secador no qual o difusor de mãozinha possa ser acoplado. A mão verde/bocal/encaixe do difusor Deva Curl pode ser encontrada nas seguintes lojas:

– Dermabox (compre com desconto com o cupom “acordabonita”)
– Beleza Store (compre com desconto com o cupom “acordabonita”) 
– Loretrix Cosmeticos
– Loja Floreal Salon 

– Beleza Outlet
[/warning]

Atualização 07/10:

Querem ver uma opção ao difusor? Que tal um secador de torre? Isso mesmo! Confira como é secar o cabelo no Deva Air 360 no vídeo abaixo – e inscreva-se no canal AQUI para não perder nenhuma das novidades, ein!

Bom, voltando ao assunto, visando obter cachos definidos mesmo ao secá-los com o difusor é necessário ter em mente os seguintes aspectos:

Como secar cabelo cacheado com difusor – Resultado consequente

A ação do calor somada ao vento e manuseio mecânico consequentemente farão com que os cabelos cacheados, após o uso do difusor, fiquem com mais volume do que ficariam caso a secagem ocorresse naturalmente. Tal aspecto NÃO É UM PROBLEMA!!! Cabelos cacheados volumosos são lindos, estilosos, exóticos, exuberantes, eteceteras reticentes. Não consigo destilar elogios suficientes para a beleza de um cabelo cacheado com volume.

MAS, a sabedoria popular alega “Cada cabelo, uma sentença”. Logo, caso seu intuito seja reduzir o volume dos cabelos, deixe o difusor de lado.

Em contrapartida há como controlar o volume doado pelo difusor ao seguir as dicas abaixo, pois, ao manter a definição dos cachos, por consequência será reduzido o possível volume adquirido após este método artificial de secagem.

Como secar cabelo cacheado com difusor e manter os cachos definidos – Formato do difusor e manuseio

Toda cacheada está careca de saber que mexer nos cabelos enquanto os fios estão molhados e/ou úmidos acaba com a definição dos cachos e, ainda pior, estimula o aparecimento do frizz. Contudo, ao secar as madeixas com o difusor, não há como deixar com que os fiozinhos descansem sem movimentos. Então atentem aos três aspectos seguintes objetivando afetar o mínimo possível o formato natural dos caracóis:

I) Tamanho do difusor:

Como secar cabelo cacheado com difusor como escolher

Quanto maior for a “boca” do difusor, maior será a quantidade de cabelo que será secada ao mesmo tempo evitando-se assim movimentos extras para alcançar as áreas da cabeça.

II) Manuseio e/ou “Como usar o difusor”:

Difusor não é toalha tampouco escova de cabelo! Então os típicos movimentos de vaivém são terminantemente proibidos a quem deseja cachos definidos após o processo de secagem. Dependendo do comprimento e densidade do cabelo cacheado em questão, secá-lo com o difusor pode ser um exercício de paciência, afinal requere-se que o difusor fique parado numa determinada posição até que a área dos cabelos sobre ele seque quase por completo.

Observem “quase por completo”. Nunca seque cabelos cacheados por completo via métodos artificiais. Por quê? Tente e você verá a farofa que o cabelo ficará! Utilize o difusor até perceber que os fios estão 90% secos, após isso uns 15 minutinhos de secagem natural já darão conta de completar o processo.

Ok. Agora sabemos que não devemos ficar movimentando o difusor à tort et à travers (a torto e a direito). Mas como se dá o passo a passo do processo? Bom, tal passo a passo será encontrado por você ao passo em que você for testando este método de secagem. Apenas posso dizer como eu faço: Começo pela lateral esquerda dos cabelos, logo após vou para a nuca, em seguida passo para a lateral direita e, visando secar o topo e a frente dos cabelos, inclino a cabeça para frente (aquele típico “cabeça para baixo”) e seco tais partes. SEMPRE mantendo o difusor na mesma posição até que seja desnecessário voltar novamente para uma área dos cabelos por onde o difusor já passou. Aí reside o maior segredo para manter a definição dos cachos: movimentar o mínimo possível o difusor.

III) Temperatura versus velocidade do vento do secador:

A melhor maneira de secar cabelos cacheados com um difusor mantendo a definição dos cachos é regular o secador para vento mínimo e temperatura máxima. Atenção, por “temperatura máxima” entenda “o máximo suportável ao couro cabeludo”, afinal, como explicado no item II, você precisará manter o difusor na mesma posição até secar a área do cabelo sob a qual ele está, fato que pode levar de 2 a 10 minutos dependendo do comprimento e densidade dos fios.

Há secadores com diversas opções de intensidade do vento e temperatura. Para encontrar a regulagem ideal a você, teste! Somente testes lhe trarão a certeza. Teste diferentes combinações de temperatura X vento sempre se lembrando de deixar o mínimo de vento possível para o máximo de calor suportável.

Como secar cabelo cacheado com difusor e manter os cachos definidos – Finalização pré-secagem com o difusor

O calor do difusor inevitavelmente acaba “sugando” parte da hidratação dos cabelos. Então, a fim de minimizar este fato, indico-lhes utilizar uma quantidade maior de leave-in e/ou creme para pentear e/ou ativador de cachos do que aquela que vocês costumam usar cotidianamente. Além da quantidade maior, também indico a combinação do leave-in e/ou creme para pentear e/ou ativador de cachos com algum gel ou mousse, pois estes produtos atuam fixando o formato dos cachos. A princípio pode parecer que o cabelo ficou “duro” ou “pesado demais”, mas após o término do procedimento de secagem com o difusor tal aspecto desaparecerá, acreditem!

Nas fotos abaixo estão alguns finalizadores que gosto muito! Há a resenha de vários aqui no blog, confira AQUI.

Como secar cabelo cacheado com difusor produtos 2

Como secar cabelo cacheado com difusor produtos

Sim, são as mesmas fotografias de “Cabelos ressecados – Saiba como selar e manter a hidratação dos fios”. Meninas, mudei de casa há pouco e está tudo uma bagunça extrema, breve lhes conto o que há de novo (já adianto-lhes que a linha Creoula da Lola Cosmetics virou minha queridinha).

Como secar cabelo cacheado com difusor e manter os cachos definidos – Finalização pós-secagem com o difusor

É normal que após a secagem com o difusor o cabelo fique num formato “estranho”. Todavia, tenha fé e segure-se. Espere mais uns 15 minutinhos até os fios secarem completamente (reiterando o que escrevi no tópico “Manuseio”: Nunca seque cabelos cacheados por completo via métodos artificiais. Por quê? Tente e você verá a farofa que o cabelo ficará! Utilize o difusor até perceber que os fios estão 90% secos.). Após isso espalhe algumas gotinhas de sérum capilar e/ou óleo entre as mãos e amasse os cachos endireitando-os no formato intuído.

Como secar cabelo cacheado com difusor e manter os cachos definidos – Rotina de cuidados

Este método de secagem agride consideravelmente os delicados fios cacheados. Logo, além de não recomendar uso excessivo do difusor, também alerto para a impotência de ter uma rotina eficaz de tratamento capilar. Ademais, de nada adiantará as dicas acima caso o cabelo em questão esteja ressecado, poroso, quebradiço, mastigado e cuspido.

Cuidem com carinho de seus caracóis, ok? Para tanto, recomendo as seguintes leituras:
-Tratamentos Capilares: Descubra qual tipo seu cabelo precisa 
– Cronograma Capilar Resumo Plus

Como secar cabelo cacheado com difusor deva curl

Então, gostaram? Você tem alguma dica sobre como secar cabelo cacheado com difusor sem perder a definição dos cachos? Tem alguma dúvida? Não hesitem em comentar, I’m back!

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

[question]Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.[/question]

13 thoughts on “Como secar cabelo cacheado com difusor e manter os cachos definidos

  1. Oi Kah, comecei a ler o post e pensei oba, já tenho o difusor, nana nina não, tenho aquele q vc cortou com X, hahha, okay, já estava mesmo pensando em comprar o da Deva, enfim, me conta vc está usando somente Deva, ou está misturando tudo? Já usei somente deva, mas faz tempo q desisti e estou usando de tudo, estou pensando em voltar pra Deva, oh dúvida, bjus

    • haha, Leila… Mas até que dá para obter um bom resultado com o difusor menor… basta ter mais paciência 😉
      Amore, no momento estou misturando tudo. Gosto MUITO de Deva Curl, mas preciso ficar testando novos produtos por causa do blog…
      Beijos mil!

  2. Olá, Kah!
    Belas dicas, só discordo de uma coisinha. Na verdade, pra mim, uma delas não funciona.
    Normalmente quando uso o difusor (que é igual ao seu), seco o cabelo completamente. As vezes que não sequei por completo, quando ele terminou de secar, não ficou legal. Mas como você disse, cada cabelo é de um jeito e temos que descobrir o que é melhor pro nosso.
    Sou louca pra usar a linha Deva, mas ainda me falta $$$. heheh
    Ah, acho seu cabelo lindo! ^_^
    Beijos

  3. Oi Kah preciso da sua ajuda para comprar o difusor.
    Gostaria de saber se os modelos de difusores encaixam em qualquer tipo de secador, o meu é um mega.

    Obrigada
    Beijos

  4. oi Karina! Adoro suas resenhas , aprendi muito! Preciso saber se a luxobazar é confiável ,pois estou apaixonada pelo deva care e não sei ccomo comprar? será que a qui no brasil tem a pronta entrega em algum salão?

    • Josy, a Luxobazar é MEGA confiável!
      De coração ^^
      Não sei lhe dizer se há Deva Care em algum salão… Aqui no ES não tem :/
      Não entendo porque não trazem esta linha pra cá #chateada! rs
      Beijos mil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *