Sabonete facial ideal para pele oleosa e acneica: Como escolher + Receita

Saiba como escolher um sabonete facial ideal para pele oleosa e com espinhas, quais são os tamanhos benefícios dessa simples escolha e, além disso, confira em vídeo uma receita de sabonete facial a qual pode ser utilizada para adaptar o sabonete que você já possui às necessidades específicas de sua pele!

Sabonete Facial para Peles Oleosas: A importância da escolha

Sabonete facial ideal para pele oleosa e acneica receita

Recebo inúmeras reclamações de leitores, assinantes e seguidores acerca de suas rotinas de cuidados faciais, muitos relatam não observarem resultados embora utilizem produtos adequados ao tipo e necessidades específicas de sua pele. Pois bem, e se eu lhes disser que todos esses tratamentos podem estar indo ralo abaixo ao lavar a sua pele?

Toda rotina de tratamento facial tem como ponto de partida a higienização. Todavia, a meu ver, boa parte das pessoas não consideram que o efetivo tratamento começa em tal etapa e, por isso, não se atentam para com os componentes dos sabonetes sendo que exatamente nesta lista pode residir a derradeira causa da ineficiência das demais etapas de cuidados com a pele.

Cair no ciclo vicioso da indústria cosmética é um dos maiores erros das rotinas de beleza. Ao analisar uma linha – quer seja de tratamentos cutâneos, quer seja de tratamentos capilares – constantemente observo que seus respectivos higienizadores não retiram apenas as impurezas, mas também os próprios ativos dos demais produtos da linha em questão fazendo com que assim entremos num ciclo de repõe/retira o qual nos torna dependentes dos produtos para mantermos os resultados esperados. Bom, a boa notícia é que há como fugir ao ciclo. O “porém” é que será necessário dispender um pouco a mais de seu tempo pesquisando acerca dos métodos alternativos de higienização facial os quais não levarão ralo abaixo os efeitos obtidos pelos tratamentos aplicados.

Para entender o quão importante é a escolha adequada de um sabonete facial, é necessário entender, ao menos por alto, como que se dá o funcionamento de nossa pele. O tecido tegumentar (vulgo: pele) é revertido por uma fina, porém vital, camada de água de sebo a qual forma o manto hidrolipídico, e tal camada possui um pH por volta de 5 o qual forma assim o manto ácido da pele. Sabonetes tradicionais geralmente possuem um pH alcalino que desestabiliza o manto ácido, uma vez que o manto ácido encontra-se comprometido forma-se um quadro bem propenso a proliferação de bactérias e ao desenvolvimento de sensibilidade cutânea. Além disso, os surfactantes pesados presentes em tais sabonetes também afetam o manto hidrolipídico ao passo em que extirpam a vital camada de sebo e água, dessa forma a pele entende uma simples higienização como ação agressora e, caso seja do tipo oleosa, responde produzindo ainda mais óleo para compensar o ressecamento excessivo – esse é o chamado “efeito rebote”.

Sabonete facial “ideal”: O que é?

Sabonete facial ideal para pele oleosa e acneica natural e orgânico

Não é necessário ser expert em leitura de rótulos para saber se seu sabonete é ou não adequado à sua pele, basta observar a resposta para a seguinte pergunta:
Sua pele fica bastante seca e repuxando após lavar?
Caso a resposta seja afirmativa, pode ter certeza que o potencial de limpeza do seu sabonete facial é muito mais elevado do que aquele que sua pele realmente precisa.

Sei que muitos adoram a sensação de pele bem seca após lavar, mas saiba que isso é um indício que o manto ácido e o manto hidrolipídico foram comprometidos. Ademais, saiba que neste caso todos os tratamentos anteriormente aplicados foram ralo abaixo.

Um sabonete facial ideal para qualquer tipo de pele NÃO DEVE deixar uma sensação de ressecamento e “repuxamento” após aplicado, um sabonete ideal limpa com delicadeza sem agredir a natural camada de sebo e água, sem adulterar extremamente o pH da pele, e sem remover todos os ativos que lutamos para repor por meio de tratamentos faciais. Pele limpa, suave e macia, essa é a sensação deixada por um sabonete facial adequado.

Sabonetes faciais e/ou higienizadores naturais e orgânicos anti-acne para peles oleosas

Sabonetes faciais naturais e orgânicos anti-acne para peles oleosas

Hoje em dia encontramos no mercado uma série de higienizadores faciais bem delicados sendo que alguns sequer possuem surfactantes em sua composição. Então, antes de irmos à receita, seguem abaixo quatro exemplos de higienizadores faciais Naturais & Orgânicos para peles mistas e oleosas os quais não possuem surfactantes pesados, limpam com delicada eficiência e tratam a pele ao passo em que lavam. Caso você prefira produtos prontos ao invés de adaptações e receitas caseiras, recomendo:

  • Argila de Limpeza Rhassoul Alva

Este é, definitivamente, um de meus produtos prediletos! É uma argila de limpeza a qual deve ser usada no lugar de sabonetes convencionais. Ela não possui NENHUM tipo de surfactante, sua limpeza se dá somente por conta da argila. Tenho a pele seca e adoro esse produto! Ao retirar, o rosto fica visivelmente limpo (até os poros!) e, ao mesmo tempo, macio e suave. É um produto um pouco mais caro, porém digo-lhes de coração que vale cada centavo!

“A Argila de Limpeza Rhassoul da Alva, é um creme para limpeza da pele e pode ser usado em substituição ao sabonete facial. É indicado especialmente para peles mistas, oleosas, com tendência à acne e também em peles com rosácea.

É elaborada com Rhassoul, uma argila vulcânica marroquina, rica em minerais e oligoelementos. Limpa e purifica a pele, e proporciona uma limpeza profunda dos poros, reduzindo os cravos e espinhas. Além disso, ajuda a controlar o excesso de oleosidade da pele. Para potencializar os resultados, o creme contém ainda óleos essenciais de Tea Tree, Alecrim, Lavandim, Bergamota, Citronela e Ylang Ylang, que possuem ação bactericida e fungicida, e combatem a formação de cravos e espinhas.

A Argila de Limpeza Rhassoul também é indicada para usar em outras regiões do corpo, como couro cabeludo, costas e colo. No couro cabeludo, ajuda reduzir a caspa, reduz a inflamação e vermelhidão associada com psoríase.

Produto natural, vegano e orgânico, certificado pelo Ecocert. É livre de sulfatos, parabenos, óleo mineral, derivados de petróleo, polietilenoglicóis (PEGs), triclosan, conservantes, corantes e fragrâncias sintéticas.”

ATENÇÃO: Embora possua “argila” no nome, a Argila de Limpeza Rhassoul da Alva é, na verdade, um “híbrido” entre sabonete e máscara facial, ela foi desenvolvida para ser aplicada no lugar do sabonete tradicional.

[disclaim]A Argila de Limpeza Rhassoul da Alva encontra-se à venda na loja oficial da marca AQUI com 5% de desconto ao usar o cupom “acordabonita”.[/disclaim]

  • Sabonete Facial Esfoliante Maria da Selva Cativa Natureza

Sem dúvida alguma o esfoliante de Tea Tree e Arroz é especial. Por que? Primeiro, por que 78,3% de seus insumos são orgânicos rastreados; segundo porque o Arroz (ao invés do Quartzo como é usado na Maioria dos esfoliantes faciais) é mais delicado na pele, fazendo uma esfoliação suave – mas eficaz.

A presença do Óleo Essencial de Tea Tree, o qual atua como um antimicrobial de vasto espectro, o torna excelente para peles oleosas e com tendência a acne. O Sabonete Esfoliante Maria da Selva Cativa Natureza não possui surfactantes pesados, limpa a pele com delicadeza ao passo em que remove células mortas.

[disclaim]O Sabonete Esfoliante Maria da Selva Cativa Natureza encontra-se à venda na e-Cosmetique AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom “ACORDABONITA”.[/disclaim]

  • Loção de Limpeza Facial Orgânica Copaíba com Cupuaçu, Tea Tree e Babosa Arte dos Aromas

A Loção de Limpeza Facial Orgânica Copaíba da Arte dos Aromas, é certificada ECOCERT, contém mais de 90% de insumos naturais em sua composição, não contém surfactantes pesados, é rica em vitaminas e nutrientes provenientes de ativos como Manteiga de Cupuaçu, Copaíba e Tea Tree, os quais nutrem e aumentam a elasticidade da pele. Remove o excesso de oleosidade, poluição e maquiagem sem ressecar, deixando nossa cútis delicadamente limpa, saudável e com uma sensação suave deliciosa

“Benefícios: Rica em vitaminas e nutrientes. Nutre melhorando a elasticidade. Controle de oleosidade. Limpeza profunda dos poros.”

[disclaim]A Loção de Limpeza Facial Orgânica Copaíba da Arte dos Aromas encontra-se à venda na e-Cosmetique AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom “ACORDABONITA”.[/disclaim]

  • Sabonete Facial de Argila Verde Detox Anti-Acne e Oleosidade Bioart

Este é o único da lista que não testei, porém tenho o sabonete facial de argila amarela e o de argila roxa desta linha da Bioart e simplesmente adoro! Então, já que a composição do sabonete é ótima e que confio na qualidade da marca, fica a dica.

“O Sabonete de Argila verde, da Bioart equilibra o excesso de oleosidade sem que ocorra o indesejável “efeito rebote”, ou seja, retira a oleosidade da pele sem estimular a produção excessiva de sebo. Ajuda a tratar as peles que apresentam problemas com acne (espinhas). Contém extrato aromático de Chá Verde, que possui ação bactericida na pele. É elaborado com argila verde e base 100% vegetal. Não contém sulfatos, parabenos, EDTA, BHT, silicones, corantes e fragrâncias artificiais. Não contém ingredientes de origem animal e não é testado em animais.”

[disclaim]O Sabonete Argila Verde Detox Anti-Acne e Oleosidade Bioart encontra-se à venda na e-Cosmetique AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom “ACORDABONITA”.[/disclaim]

Como fazer um sabonete facial Anti-Acne ideal para peles oleosas

Caso seu sabonete facial seja demasiadamente intenso, não é preciso jogá-lo fora, pois há como transformá-lo num sabonete facial mais suave o qual, além de limpar com eficiente delicadeza, também irá tratar mazelas como oleosidade excessiva, espinhas inflamadas, espinhas em proliferação e sensibilidade cutânea. Como? Basta assistir ao vídeo abaixo!

Aproveite e inscreva-se no canal AQUI para não perder nenhuma novidade – muita coisa que é publicada no canal não é aqui no blog e vice-versa  😉

O vídeo acima está bastante explicativo e dinâmico. Caso você sofra com os problemas de pele mencionados, aconselho piamente assisti-lo. Além do passo a passo do sabonete, há também várias dicas de tratamento natural para peles oleosas e acneicas.

Ao longo do vídeo aplico conceitos de Aromaterapia Cosmética sob a seguinte lógica química: like dissolves like, igual dissolve igual, substância polar dissolve substância polar, substância apolar dissolve substância apolar. Óleo dissolve óleo, por isso nada melhor do que lançar mão de sabonetes basicamente compostos por óleos a fim de remover oleosidade excessiva, maquiagem e limpar poros entupidos. Conjuntamente com os óleos vegetais graxos, mostro-lhes também como utilizar óleos essenciais de potencial ativo sobre espinhas e oleosidade em tal receita.

Não irei repetir por escrito, o vídeo está realmente explicativo, assista!

Produtos utilizados ou mencionados para a receita de sabonete facial

Sabonete facial NATURAL ideal para pele oleosa e acneica

– Sabão tipo Sabão de Castela Origens do Banho Hot Process 82% Oliva, à venda AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom ACORDABONITA

– Óleo de Coco Palmiste Laszlo à venda AQUI com 10% de desconto à vista

– Óleo de Coco Orgânico Finococo, à venda AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom ACORDABONITA

– Óleo de Avelã Extra-Virgem Laszlo, à venda AQUI com 10% de desconto à vista.

– Óleo de Buriti Phytoterápica à venda AQUI (com quase 50% de desconto em Março!)

– ALOEGEL Laszlo, à venda AQUI com 10% de desconto à vista ou AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom ACORDABONITA.

– My Cream peles oleosas Laszlo, à venda AQUI com 10% de desconto à vista.

– Óleo Essencial de Tea Tree à Laszlo à venda AQUI com 10% de desconto à vista.

– Óleo Essencial de Camomila Romana 10% Laszlo à venda AQUI com 10% de desconto à vista.

– Óleo Essencial de Lavanda Fina Laszlo à venda AQUI com 10% de desconto à vista.

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita
Snapchat: karinaviega

[question]Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.[/question]

BANNER CONGRESSO AROMATOLOGIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *