Os Melhores Alimentos para uma Pele Saudável (ou alguns deles…)

Cuidar da pele vai muito além de preocupar-se em usar cosméticos naturais e/ou em manter uma rotina básica de cuidados (higienizar, tratar, proteger….). Quer saber como ter uma pele saudável de dentro para fora? Então vem comigo!

*Falando nisso, mostrei a minha atual rotina de cuidados com a pele no vídeo acima – link direto para assistir no Youtube AQUI.

Desde que por gente me entendo, meu pai repete a seguinte frase em nossas conversas: “Assim como é por dentro, é por fora”. Eis aí o Princípio da Correspondência, ou Lei da Analogia, “As above, so below. As below, so above”, um dos sete axiomas herméticos de Hermes Trismegistus, o qual Seu Elias tomou para si e passou a empregar em variadas áreas da vida (principalmente nas conversas entre pai e filha). Nossa pele é o reflexo direto de nossos hábitos, vícios, emoções, e, principalmente, de nossa alimentação. Quem nunca exagerou na junkie food e acordou com uma espinha na cara? Quem nunca passou por períodos nos quais a alimentação ficou em segundo plano e o reflexo no espelho revelou uma pele sem viço, ressecada e com descamações? Pois bem, meus amores, “Assim como é por dentro, é por fora”.

Não há segredos no que concerne a ter uma alimentação saudável e equilibrada, basta ter bom senso, dosar a quantidade, e atentar-se para com a variedade. Para ajudar-lhes, segue abaixo uma lista pequena e singela com sugestões de alimentos que irão deixar a sua pele saudável de dentro para fora.

Sugestões de Alimentos para uma Pele Saudável

Os Melhores Alimentos para uma Pele Saudável CHOCOLATE ORGÂNICO AMMA

Alimentos para uma Pele Saudável: Chocolate

Estou de TPM, não haveria como começar essa lista se não com um dos alimentos que mais desejo/sonho/suspiro nessa fase! Chocolate contém uma boa quantidade de flavonóides, que são antioxidantes bem potentes. Porém, é importante dar preferência aos que possuem pelo menos 70% de cacau para obter um melhor resultado. Além disso, não se esqueça de que eles (mesmo os meio-amargos e amargos) são bem calóricos, então consuma com bom senso. Há quem indique poucos quadradinhos por dia, todavia, não vá com paranoia. Restringir é o melhor meio de fazer com que um alimento se torne ainda mais desejado. Reiterando, vá apenas com bom senso. Dica: a AMMA possui chocolates orgânicos incríveis!

Os Melhores Alimentos para uma Pele Saudável SOJA

Alimentos para uma Pele Saudável: Soja

Em um estudo feito no Japão descobriu-se que as mulheres que consumiam soja regularmente possuíam uma pele em melhor estado do que as que não consumiam. Isso se dá pela isoflavona, do tipo aglicona, que ajuda o colágeno a não se quebrar, o que é normal no processo de envelhecimento. Por isso, independentemente de você ser vegano ou vegetariano, vale super a pena adicionar um pouco de soja às suas refeições.

Os Melhores Alimentos para uma Pele Saudável Semente de girassol

Alimentos para uma Pele Saudável: Semente de Girassol

Você tem problema com acne? Então, está na hora de tentar adicionar sementes de girassol à sua dieta. Com apenas 30 gramas de semente, já consegue 37% do que você precisa de vitamina E no seu dia. E saiba que ela é importante para o sistema imunológico, pois combate as inflamações causadas pela acne.

Os Melhores Alimentos para uma Pele Saudável Nozes

Alimentos para uma Pele Saudável: Nozes

Assim como sardinhas, são ricas em ácidos graxos. Além disso, possuem uma quantidade significativa de cobre, um metal que promove a produção de colágeno.

Os Melhores Alimentos para uma Pele Saudável PIMENTÃO

Alimentos para uma Pele Saudável: Pimentões

Eles são cheios de carotenóides, que além de darem uma cor saudável para a sua pele, são antioxidantes, importantíssimos especialmente para evitar rugas nas áreas dos olhos.

Os Melhores Alimentos para uma Pele Saudável KIWI

Alimentos para uma Pele Saudável: Kiwi

São verdadeiras bombas de vitamina C (uma fruta possui 120% das suas necessidades diárias). Esta vitamina é importante para a síntese de colágeno, responsável por manter sua pele jovem e sem rugas.

Os Melhores Alimentos para uma Pele Saudável ABACATE

Alimentos para uma Pele Saudável: Abacate

Ingrediente poderoso, um super-food antioxidante rico em fibra, potássio, vitamina E e magnésio. Mas ó, nada de exagerar na vitamina de abacate com leite condensado, ein! Açucar em excesso acelera a glicação dos tecidos, e ninguém aqui deseja envelhecimento precoce, não é?

*** Opções não veganas:

Os Melhores Alimentos para uma Pele Saudável iogurte

Alimentos para uma Pele Saudável: Iogurte

As proteínas dos derivados do leite deixam a pele mais firme, logo, mais resistente às rugas. Dê preferência ao iogurte grego, pois ele possui o dobro de proteínas – se comparado ao tradicional. Caso você possua intolerância à lactose, hoje em dia há diversas opções de iogurte sem lactose no mercado fáceis de encontrar e amigáveis para com o bolso.

Os Melhores Alimentos para uma Pele Saudável  SUSHI

Alimentos para uma Pele Saudável: Sushi

Este é um prato cheio de benefícios para a saúde em geral. É ótimo para hidratar a pele por causa dos seus ácidos graxos, que auxiliam na produção de colágeno e elastina. Além disso, os antioxidantes da sardinha combatem os radicais livres, deixando-a mais jovem.

Os Melhores Alimentos para uma Pele Saudável

O bacana é que todos estes alimentos são facilmente encontrados, o que significa que é mais fácil e mais conveniente do que nunca comer de forma saudável e beneficiar a sua pele e o seu corpo – mesmo tendo uma vida super corrida. Para encontrar um restaurante de comida saudável mais próximo, dê uma olhada aqui.

E não esqueça: além de ingerir tais alimentos, não se esqueça de beber muita água!

Espero que tenha gostado das dicas! Qualquer dúvida, basta perguntar :) E, para informações diárias, nos acompanhe no grupo Beleza Minimalista!

P.S.: Vocês me pedem com constância dicas sobre alimentação, entretanto, por variados motivos pessoais (alguns dos quais expliquei na Live transmitida dia 30 de dezembro de 2016), não costumo – ainda – abordar o tema com frequência embora eu já tenha sido TÃO obcecada ao ponto de ler compêndios medicinais e pensar em me especializar em nutrição. Sério! Mas, tendo em vista seus inúmeros pedidos acerca desse assunto, bom, vou sim incluindo aos poucos e de uma forma bem leve, ok?

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita
Snapchat: karinaviega

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

Loja Dermabox

*Contém links patrocinados

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>