Máscara Cachos Perfeitos e Shampoo sem Sulfato Marie Solti – Produtos orgânicos para cabelos cacheados

Conheça mais uma linha de produtos orgânicos para tratamento de cabelos cacheados: A linha Cachos Perfeitos da Marie Solti – Hidratação e nutrição capilar completamente liberada para quem segue as rotinas No Poo e Low Poo.

Máscara Cachos Perfeitos e Shampoo sem Sulfato Marie Solti

Minhas lindas curly girls, preciso acrescentar algo a mais sobre uma linha de produtos cujo rótulo e descrição unem os termos “Cachos Perfeitos”, “Sem Sulfato”, “Hidratação e Nutrição”, “Produtos Orgânicos” e “Liberado para No Poo e Low Poo”? São tantos pontos atrativos num único currículo cosmético que até ficamos desconfiadas, não? Pois bem, vamos agora analisar se a Linha Cachos Perfeitos da Marie Solti realmente faz justiça às qualidades previamente descritas.

Máscara Cachos Perfeitos e Shampoo sem Sulfato Marie Solti: Produtos orgânicos para cabelos cacheados

Máscara Cachos Perfeitos e Shampoo sem Sulfato Marie Solti resenha

Conforme lhes contei no artigo “Ritual Detox: Desintoxicação facial passo a passo – Sublime Rituais”: seja por modismos subjetivo, por desenvolvimento de maior consciência ambiental ou por perceber a obtenção de melhores resultados, nos últimos tempos adquiri preferência em usar produtos de formulação orgânica aos demais. Não quero dizer que de agora em diante eu somente vá usar produtos naturais tampouco que cosméticos cuja composição não se enquadra em tal categoria sejam “ruins”, apenas criei novos parâmetros e estou adorando os resultados assim obtidos.

Na verdade, escrevo sobre produtos orgânicos para tratamentos capilares desde o início do blog, porém encontrar cosméticos naturais aqui no Brasil vem se tornando cada vez mais fácil (bom, relativamente mais fácil) e hoje lhes trago outros dois integrantes para a “Equipe AB de Orgânicos Liberados”: A Máscara Cachos Perfeitos para Hidratação e Nutrição e o Shampoo Ultra Hidratante sem Sulfato, ambos da marca Marie Solti, a qual já deu as caras por aqui em no artigo “Linha de Aminoácidos Pós Química Marie Solti – Reconstrução capilar para No e Low Poo” (para saber mais sobre a Marie Solti, vá ao post linkado).

Resenha: Máscara Cachos Perfeitos Marie Solti para Hidratação e Nutrição Capilar

Máscara Cachos Perfeitos Marie Solti

Diz a marca:

Definição dos cachos com produtos mais naturais.
A máscara Cachos Perfeitos conta com ingredientes totalmente vegetais (proteína do trigo, óleo de abacate, linhaça, algas, óleo de coc e aloe vera) para seus cabelos. Possui Pró vitamina B5 que é hidratante e umectante.
Resultado: Cachos definidos, nutrição e hidratação dos fios.”

Como sempre, já consigo ouvir uma pergunta surgindo:

“Kah, como como uma máscara pode ser de hidratação e nutrição ao mesmo tempo?”

Bom, quem acompanha sites de beleza já se acostumou com a classificação e divisão de produtos capilares em Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Contudo, a cada dia venho percebendo que as fronteiras entre tais classes vêm se mesclado e esmaecendo ao ponto de um único produto poder efetivamente se encaixar nas 3 etapas do Cronograma Capilar (como é o caso de BB e CC creams para cabelos e de vários outros produtos tudo-em-1). De fato, ao conversar com um amigo cosmetologista ele alegou que para a indústria cosmética não existe distinção entre hidratação e nutrição, segundo ele alguns produtos contém mais óleos, mais manteigas, doam mais peso aos fios, porém todos são enquadrados em hidratação capilar. Por isso constantemente vemos produtos cuja composição se enquadraria na etapa N do cronograma capilar, porém com o nome de “Máscara Hidratante”.

Sendo assim, o voto de minerva caberá ao nosso próprio cabelo, afinal, a mesma máscara pode doar efeito de hidratação (cabelos leves, soltos e macios) em alguns cabelos, ou de nutrição (cabelos mais brilhosos e pesados) em outros. Tudo dependerá das características de cada fio. Por exemplo: Um fio mais fino e oleoso tende a ficar mais pesado e brilhoso ao aplicar máscaras que contenham óleo em sua composição, um fio mais grosso e ressecado obterá um efeito mais hidratante caso a máscara em questão contenha características de N e de H ao mesmo tempo.

Ademais, um mesmo cabelo pode variar a resposta ao tratamento conforme sua variação de estado. Exemplo: quando acabo de aplicar uma coloração e os fios se encontram mais danficados, observo que a máscara Cachos Perfeitos doa um efeito de hidratação maior do que de nutrição. Já quando meus cabelos estão mais saudáveis, esta mesma máscara me promove uma bela nutrição.

Para saber mais sobre o que é e como distinguir hidratação e nutrição capilar, leia:
Cronograma Capilar Resumo Plus
Tratamentos Capilares – Descubra qual tipo seu cabelo precisa

Máscara Cachos Perfeitos Marie Solti para Hidratação e Nutrição Capilar – Resultados

Máscara Cachos Perfeitos e Shampoo sem Sulfato Produtos orgânicos para cabelos cacheados

Máscara Cachos Perfeitos e Shampoo sem Sulfato Marie Solti Produtos orgânicos para cabelos cacheados

A foto acima é a mesma utilizada em “Resenha Make B Universe: Batom Cosmic Purple e Esmalte holográfico Mistery Purple – O par perfeito!” por duas razões:
1) No dia da foto usei a linha Cachos Perfeitos Marie Solti (e finalizei com o creme para pentear + mousse Creoula da Lola – à venda AQUI)
2) Muita gente me perguntou o que usei nos cabelos ao publicar esta foto no Instagram do AB.

Ah, detalhe, a Yumi (amiga querida e cantora quem aparecerá por aqui em breve num artigo sobre moda Rock’n’Roll fotografado pelo fotógrafo Rodrigo Pessotti e produzido por mim) embora possua o cabelo liso característico de descendentes de orientais, também usou a linha Cachos Perfeitos antes deste ensaio fotográfico e gostou bastante.

A Máscara Cachos Perfeitos Marie Solti é uma delícia! De textura consistente e coloração branca, ela é daquelas que imediatamente derretem os fios ao aplicar. Após a pausa de 20 minutos recomendada pelo fabricante (sempre uso uma touca térmica de alumínio), o efeito é maravilhoso! Logo ao enxaguar já parece que os fios sorriem de saúde.

Entretanto, conforme contei no tópico acima, o resultado varia conforme o estado prévio dos fios e, como ocorre com a maioria dos produtos orgânicos, os resultados são acumulativos. Ou seja, quanto mais usamos, melhores e mais evidentes serão os resultados obtidos.

Máscara Cachos Perfeitos Marie Solti para Hidratação e Nutrição Capilar – Composição

Máscara Cachos Perfeitos Marie Solti resenha

Ingredientes da Máscara Cachos Perfeitos: Aqua, Behentrimonium Methosulfate, Cetearyl Alcohol, Hydrolyzed wheat protein, PEG-75 Lanolin, PEG-40 Hydrogenated Castor Oil, Glyrecin, Focus Vesiculous Extract, Pantenol, Coconut (Cocus Nucifera) Extract, Persea Gratissima (Avocato) Oil, Aloe (Aloe Vera) Leaf Extrac, Retinyl Palmitate, Tocopherol Acetate, Parfum.

 

Meninas, desta vez não irei analisar a composição substância por substância, farei as seguintes considerações:

  • É completamente liberada para quem segue as rotinas No Poo e Low Poo, ou seja, não contém silicones, parafina/ óleo mineral, nem quaisquer outros componentes derivados de petróleo.
  • É uma máscara de composição orgânica, mas não vegana. Ela possui um único ingrediente de origem animal (Lanolina, uma substância natural obtida a partir da limpeza da lã dos carneiros que promove excelente hidratação para pele e cabelos) o qual, segundo a empresa, será retirado da fórmula em alguns meses.
  • Possui alta concentração de substâncias hidratantes. Tais como Glicerina, Polímeros Catiônicos (Behentrimonium Methosulfate e Cetearyl Alcohol, substâncias que possuem afinidade para com a fibra capilar proporcionando condicionamento leve e toque sedoso aos cabelos), pró vitamina B5 (Pantenol) e extratos vegetais como Babosa (Aloe Vera) e Algas (Focus Vesiculous Extract)
  • Possui proteína, mas não atua como reconstrutora. A proteína do trigo (Hydrolyzed wheat protein) presente na composição da máscara Cachos Perfeitos atua como um “film-forming humectant”. Os umectantes formadores de filme, ao invés de apenas atrair água como a glicerina, formam uma película ao redor da fibra capilar prevenindo a desidratação. Proteínas oriundas de fontes vegetais também podem agir como agentes umectantes a partir do momento em que suas moléculas não são suficientemente pequenas ao ponto de penetrar na fibra capilar, assim sendo, elas exercem o papel de “film-forming humectant”.

A Máscara Cachos Perfeitos da Marie Solti custa R$ 46,49, vem com 250g e pode ser encontrada em salões do ABCD Paulista ou na loja virtual da marca AQUI.

 

Resenha: Shampoo Ultra Hidratante sem Sulfato Marie Solti

Shampoo sem Sulfato Marie Solti

Diz a marca:

Shampoo sem sulfato (sem lauril), silicone e parabenos. Possui como surfactante suave a cocamidopropil betaina. Definição de cachos. Delicioso aroma de pitanga.

Este shampoo é maravilhoso e ponto.

Palavras me fogem para discorrer sobre este produto. É o tipo de shampoo ideal para cabelos cacheados e/ou bastante ressecados os quais requerem limpeza suave e delicada. O Shampoo hidratante Marie Solti me conquistou ao ponto de entrar para minha nova lista de “10 melhores shampoos sem sulfados” (a qual ainda irei publicar, esta do link é antiga).

Ele promove bem pouca espuma, limpa com delicadeza e não embaraça os fios. Caso você seja adepta ao Low Poo, provavelmente irá adorar. Caso você não seja acostumada com shampoo sem sulfatos, provavelmente estranhará e achará que o produto não efetuou uma boa higienização. É apenas uma questão de costume, pois desde pequenas aprendemos que espuma é sinônimo de limpeza, mas hoje em dia a indústria cosmética nos provou que não é assim que a música é cantada…

Não serei prolixa, há bastante informação sobre shampoos sem sulfatos nos seguintes artigos:
- “Shampoos sem sulfatos, silicones, No Poo e Low Poo – Entenda a relação
– “O guia do Shampoo sem Sulfato – Perguntas Frequentes

Shampoo Ultra Hidratante sem Sulfato Marie Solti – Composição

Shampoo sem Sulfato Marie Solti resenha

Ingredientes do Shampoo Hidratante Cachos Perfeitos Marie Solti: Aqua, Cocamidopropyl Betaine, Coco Betaine, PEG-75,Lanolin, Macadamia Ternifolia Nut Oi, Shea Butter, Rosmarinus Officinalis Extract, Mango (Mangifera Indica) Extract, PEG-40, Polyquartenium-7, Hydroxyethylcellulose, Polyquartenium-10, Aminomethyl Propanol, Parfum.

 

Como vocês podem perceber pela composição, o único surfactante presente é o Anfótero Betaínico (Cocamidopropyl Betaine), o qual, conforme escrevi na resenha da Linha Reconstrutora de Aminoácidos Marie Solti: é um também o tensoativo “híbrido” (zwitterionic ou “íon dipolar”), presente na maioria dos shampoos sem sulfatos e com potencial para limpar os fios com a mesma eficácia dos shampoos tradicionais, porém de maneira gentil e não prejudicial à saúde dos cabelos e pele. Devido à sua estrutura química, ele pode efetivamente remover os silicones dos cabelos permitindo que nós da rotina No/Low usemos algum produto com silicones de vez em quando sem medo de que a substância fique impregnada nos fios! – Saiba mais sobre esta substância neste post AQUI.

O Shampoo Ultra Hidratante Sem Sulfato Marie Solti custa R$ 37,39, vem com 250ml e pode ser encontrada em salões do ABCD Paulista ou na loja virtual da marca AQUI.

 

 

Bom, a linha Cachos Perfeitos da Marie Solti está super aprovada. A máscara é excelente, mas se eu tivesse que escolher entre um dos dois produtos, por certo optaria pelo Shampoo (simplesmente maravilhoso!)

E vocês, meninas? Gostaram da resenha? Usam algum produto da marca? Já usaram a linha Cachos Perfeitos Marie Solti? Tem alguma dúvida?

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 


Isto é um publieditorial composto conforme critérios de transparência e legitimidade de informações. Nosso espaço tem preço, nosso senso crítico não.

 

 

Loja Dermabox

comments

7 comentários on Máscara Cachos Perfeitos e Shampoo sem Sulfato Marie Solti – Produtos orgânicos para cabelos cacheados

  1. Jana
    23 de março de 2015 at 18:03 (703 dias atrás)

    Uau! Adorei essa dica, não conhecia essa linha. Realmente as marcas investem cada vez mais em produtos que fazem um tratamento completo aos fios, que podem ser usadas em qualquer etapa do nosso cronograma
    http://www.manualdoscachos.com

    Responder
  2. Silvana Gusmão
    13 de agosto de 2015 at 8:54 (560 dias atrás)

    Oi

    Responder
    • Silvana Gusmão
      13 de agosto de 2015 at 9:08 (560 dias atrás)

      Estou usando a linha Marie Solti mais, não sei o que usar para finalizar e ativar os cachos. Tenho medo de estar jogando no ralo a baixo os meus produtos orgânicos. Me ajude. Envie outro comentário mais, acho que não foi feito a publicação. Aguardo resposta.

      Responder
      • Karina Viega
        19 de agosto de 2015 at 13:08 (554 dias atrás)

        Silvana, você pode finalizar com o leave in que melhor lhe atender!
        Há um leave in orgânico da Surya Sapien Women que adoro ^^
        Mas para ativar os cachos, prefiro o Puding Curly Wurly da Lola

        Beijos mil!

        Responder
  3. Cristina
    29 de março de 2016 at 11:50 (331 dias atrás)

    Olá poderia me tirar uma duvida que tenho tipo produto que e organico ou natural são liberados pra duas técnicas no/low poo?

    Responder
    • Karina Viega
      30 de março de 2016 at 21:41 (330 dias atrás)

      Cristina, se tiver a cerificação da Ecocert ou IBD, é liberado sim. Mas vale a pena ficar de olho nos rótulos ;)

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>