Cuidados faciais com cosméticos orgânicos: Linha de Copaíba Arte dos Aromas

Você está em busca de opções mais saudáveis e seguras de cosméticos para cuidados faciais, porém não sabe por onde começar e/ou quer indicações? Então confira a resenha da Linha de Copaíba da Arte dos Aromas, ótima opção de cosméticos naturais orgânicos e veganos para sua rotina de cuidados faciais.

Além da resenha, confira também informações importantes sobre cuidados com a pele, avisos e dicas sobre como se portar frente à utilização e reconhecimento de um cosmético orgânico. Caso isso não lhe interesse (deveria!), basta rolar a página até chegar na resenha em si.

ATENÇÃO: Tenha cuidado com indicações de blogueiras sobre produtos para a pele!

DICA DA KARINA VIEGAIndicar um produto de cuidado facial é algo bem mais delicado do que indicar um produto de cabelo, nossa pele é um órgão vivo o qual está em constante renovação e requer de cuidados específicos. Tais especificidades variam de indivíduo para indivíduo e nenhuma padronização pode ser completamente levada à risca, por exemplo: há pessoas de pele seca que sofrem com espinhas, há pessoas de pele oleosa com ressecamento localizado, etc.

Tendo em vista a delicadeza do tema, acredito que a minha preferência por cosméticos naturais e orgânicos pode ajudar, pois não sou profissional na área e, portanto, sinto-me mais segura ao indicar-lhes algo cuja composição não contenha ativos sinteticamente elaborados para determinados fins (não que tal tipo de indicação nunca irá acontecer, mas tenham em mente que a melhor pessoa para lhe aconselhar acerca de sua pele é um dermatologista, eu apenas posso transpassar minha experiência pessoal com o produto e/ou tratamento em questão).

Enfim, aviso dado 😉

Nova rotina: Cuidando da pele apenas com cosméticos naturais e orgânicos

Cuidando da pele apenas com cosméticos naturais e orgânicos

Antes de irmos direto à resenha, julgo válido contar-lhes um fato que afeta diretamente meu relacionamento para com os itens da Arte dos Aromas em pauta.

Bom, há exatos 50 dias mudei completamente minha rotina de cuidados faciais a fim de iniciar o seguinte teste: como será que minha pele irá reagir se eu passar a utilizar apenas cosméticos naturais e orgânicos para tratamento facial?

Confesso-lhes que tal experimento não está sendo executado de forma completamente radical por dois motivos:
1 – Estou finalizando meu tratamento com Vitanol A;
2 – Não abro mão de um protetor solar “porreta”, o que se torna um pouco mais ameno a partir do momento em que utilizo um protetor solar físico ao invés de químico, pois filtros solares físicos – ao contrário dos químicos (tipo mais comum no mercado) – não são absorvidos pela pele diminuindo-se assim o risco de reações alérgicas.

Saiba mais sobre a diferença entre Filtros solares físicos e Filtros solares químicos em “Como cuidar da pele aos 25”.

Quanto à maquiagem, sou mais flexível visto que não classifico produtos de maquiagem como tratamento facial (embora alguns deles realmente possuam propriedades cosméticas além da camuflagem); não uso maquiagem com constância em meu dia a dia (nem mesmo no youtube, 80% dos vídeos do canal foram gravados de cara limpa); e por enquanto não pretendo substituir completamente todos meus itens de make por versões naturais e orgânicas (embora isso já esteja acontecendo paulatinamente).

Saiba mais em “Kit de Maquiagem como Cosméticos Orgânicos – Como Montar”.

Então, fora o Vitanol A e o Protetor solar Physical Fusion UV Defense da Skinceuticals, venho testando vários produtos naturais cujos resultados me foram bastante satisfatórios e hoje escrevo-lhes sobre alguns deles: O Tônico Facial, o Sabonete Esfoliante e o Hidratante facial da Arte dos Aromas, todos certificados como orgânicos pela Ecocert.

No decorrer das semanas irei resenhar vários outros cosméticos naturais e orgânicos para cuidados faciais que venho usando e gostando até que eu me sinta completamente segura para contar-lhes os resultados gerais desta experiência (penso em gravar um vídeo sobre isso, que tal?).

Cuidados faciais com cosméticos orgânicos da Arte dos Aromas – Resenhas

resenha linha organica de cuidados faciais arte dos aromas

Os produtos da linha orgânica de cuidados faciais Arte dos Aromas não são meus itens prediletos desta nova rotina, porém acredito que sejam bastante democráticos, suaves, fáceis de aplicar e condizentes com a necessidades de uma vasta gama de tipos de pele – ou seja, ótimas opções para quem deseja começar a usar cosméticos orgânicos para tratamento facial e não sabe por onde começar e/ou ainda não conhece ao certo as necessidades específicas de sua pele. Por isso optei iniciar o tema com a resenha desses produtos.

Agora cabe aqui uma informação digna de nota (LEIA!):

Ao optar por cosméticos naturais, há de se ter em mente que os ativos mais seguros utilizados em substituição aos agentes químicos nocivos possuem uma atuação um tanto mais lenta e SUAVE do que seus equivalentes sintéticos. Dentre diversos fatores, posso pontuar o efeito acumulativo dos cosméticos naturais versus os resultados imediatos paliativos dos cosméticos sintéticos. É como a ação de remédios fitoterápicos, na medicina alternativa paciência, perseverança e crença nos resultados são aspectos tão importantes quanto a própria utilização de tais medicamentos. Logo, ao substituir seus cosméticos por alternativas mais saudáveis, tenha em mente que os efeitos desejados podem não aparecer de imediato ou, na pior das hipóteses, podem até mesmo não aparecer, afinal, cada pele/cabelo/organismo reage de um jeito o qual não há como prever quando não conhecemos as características da pessoa em questão.

Linha orgânica de cuidados faciais da Arte dos Aromas

resenha Creme Hidratante Facial Orgânico de Copaíba, Cupuaçu , Tea Tree e Vitamina E Arte dos Aromas

A Arte dos Aromas é uma empresa de cosméticos desenvolvidos com ingredientes naturais e orgânicos certificados por renomados institutos nacionais e internacionais. Ela segue os conceitos da Medicina Natural, a qual se baseia na ideia de que todos devemos ter consciência da importância das nossas ações para a nossa vida e saúde. O uso das plantas e dos óleos vegetais é a base de todos os produtos desenvolvidos pela Arte dos Aromas, por isso os ingredientes químicos encontrados nos cosméticos tradicionais são substituídos – sempre que possível – por equivalentes vegetais menos agressivos aos nossos cabelos e pele, por exemplo: no lugar dos silicones, a Arte dos Aromas utiliza o Óleo de Babaçu, no lugar da lanolina, é utilizada a Manteiga de Cupuaçu. Ademais, a empresa não utiliza conservantes parabenos nem ingredientes petroquímicos, apenas óleos vegetais ricos em vitaminas e que agem diretamente na pele para proporcionar um toque suave e saudável.

Além da filosofia natural de formulação, a Arte dos Aromas também segue princípios louváveis de sustentabilidade. Segundo a empresa:

[pullquote width=”600″ float=”left”]Sustentabilidade para nós da Arte dos Aromas é inovação, empreendedorismo, gestão, lucro e responsabilidade social e ambiental. Os ingredientes orgânicos e sustentáveis ajudam a preservar o meio ambiente e a construir um futuro melhor para todos respeitando os recursos naturais do nosso planeta.[/pullquote]

Os princípios básicos de seus produtos são:
● Cosméticos com ingredientes orgânicos certificados.
● Produtos sem corantes artificiais
● Não realização de testes em animais.
● Embalagem reciclável em cor escura para evitar o contato dos ingredientes com a luz.
● Tampa de alumínio reciclável.
● Sem ingredientes de origem animal, sem óleo mineral.
● Não contém silicones nem parabenos.
● Matérias primas renováveis e sustentáveis advindas da Amazônia.
● Fórmulas concentradas de ótimo rendimento.
● Produtos biodegradáveis e não geneticamente modificados.

Se eu não me engano, a Arte dos Aromas possui apenas esta linha de cuidados faciais certificada como natural & orgânica pela Ecocert.

Kah, o que o certificado de produto orgânico significa e porque ele é importante?

Quem acompanha o AB já deve estar farto de ouvir a resposta a esta pergunta. Porém sempre penso nas pessoas que estão passando por aqui pela primeira vez e ainda possuem dúvidas sobre o assunto, sendo assim, eis aqui a explicação:
Não há legislação no Brasil que regulamente a produção de cosméticos naturais e orgânicos, por isso dependemos de agências regulamentadoras privadas para nos dizer se o cosmético X realmente possui as características necessárias para ser classificado como natural e orgânico, pois qualquer empresa pode chamar seu produto de “natural” quando, na verdade, a composição contém apenas 1-2% de insumos naturais e/ou não passa de um “greenwash”. Já as agências certificadoras possuem parâmetros bem rígidos os quais devem ser seguidos à risca para que um produto receba seus selos.

A agência responsável pela certificação dos cosméticos da Arte dos Aroma é a Ecocert, uma agência de origem francesa mundialmente respeitada. E, segundo o Referencial de Cosméticos Naturais e Orgânicos da Ecocert, para que um produto receba o selo de Cosmético Natural & Orgânico ele deve conter no mínimo 95% de ingredientes vegetais e de origem vegetal oriundos de produção orgânica sendo que no mínimo 10% de tais ingredientes devem ser certificadamente orgânicos, ou seja, monitorados desde seu cultivo a fim de certificar que eles não tiveram contato com nenhum tipo de agrotóxico. Além dos percentuais exigidos, os métodos de síntese, de extração e de envasamento também são monitorado e não devem prejudicar o meio ambiente, nem a integridade do insumo, nem a preservação da espécie, nem as comunidades que dependem de tais insumos em termos socioeconômicos. Exatamente em tamanho monitoramento reside a importância do certificado, pois assim conseguimos identificar com confiabilidade as características do produto em questão.

– Para saber mais sobre a importância de usar cosméticos naturais e orgânicos, vá ao artigo “Por que optar por cosméticos orgânicos: Benefícios além da estética”.
– Para saber qual é a diferença entre cosméticos naturais, orgânicos e veganos, vá ao artigo “Os melhores cosméticos orgânicos do mês”.

Kah, por que as demais linhas da Arte dos Aromas não são certificadas?

Gente, não tenho como saber todas as razões pelas quais somente 12 produtos da Arte dos Aromas possuem o selo da Ecocert, apenas posso supor o seguinte: o processo de certificação é árduo e caro, por isso encontramos várias empresas de cosméticos naturais – principalmente as menores – que seguem os preceitos exigidos, mas não possuem selos certificadores em seus produtos. E quando algo é difícil e caro de obter, o que se costuma fazer? Obter aos poucos! Eis aqui minha suposição…

Loção Tônica Facial Orgânica de Copaíba, Acaí e Tea Tree Arte dos Aromas

resenha Loção Tônica Facial Orgânica de Copaíba, Acaí e Tea Tree Arte dos Aromas

Diz a marca:
[pullquote width=”600″ float=”left”]A Loção Tônica Facial Copaíba orgânica ECOCERT Arte dos Aromas tonifica, equilibra o Ph, controla a oleosidade e melhora a elasticidade da pele. Para todos os tipos de pele. Uso diário.[/pullquote]

Propriedades/Benefícios dos ativos: Copaíba – Efeito Regenerador; Açai – Efeito Antioxidante, Tea Tree – Efeito Adstringente; Aloe Vera – Efeito Cicatrizante . O poder bactericida desses ingredientes ajuda a combater cravos e espinhas. Também ajuda na recuperação e proteção da pele.

Dicas de uso: Após a limpeza sua pele precisa equilibrar o pH e fechar os poros, por isso a importância de usar diariamente a Loção Tônica que vai controlar a oleosidade e preparar a pele para hidratação. Aplicar no rosto e pescoço com movimentos suaves e circulares.
[disclaim]Composição/ Ingredients da Loção Tônica Facial Orgânica de Copaíba, Acaí e Tea Tree Arte dos Aromas: Acqua/Water, Aloe Barbadesis Extrac *, Euterpe oleracea pulp powder*, Melaleuca Alternifolia Oil*, Sodium PCA, Copaífera Officinalis (balsam copaíba) resin*, d-Limonene.

*Insumos orgânicos rastreados.
– 100% dos ingredientes são de origem natural.
– 11,19% dos ingredientes advém de plantações orgânicas[/disclaim]

Não à toa estou começando por este item, a Loção Tônica Orgânica Arte dos Aromas é meu item predileto da linha! Ele realmente remove as impurezas que insistem em remanescer em nossa pele mesmo após a higienização (sabe quando parece que limpamos a pele, porém após aplicar o tônico o algodão sai pretinho? Pois bem…), ele realmente prepara a pele para receber devidamente o hidratante e/ou quaisquer outros itens posteriores de cuidados faciais. Estou tão viciada no Tônico da Arte dos Aromas que desde o início de minha nova rotina de cuidados faciais não consigo substituí-lo, utilizo todos os dias e realmente noto diferença entre usá-lo ou não.

Embora seja um tônico tão eficiente em termos de remoção de resíduos e regularização do pH, ele não arde ao aplicar nem resseca a pele. Tenho a pele sensível e seca, digo-lhes isso com propriedade. Aliás, encantei-me por este produto exatamente por causa da junção de delicadeza e eficiência que ele transmite, sensação de pele ardendo e repuxando após o tônico é algo que não acontece.

De peles oleosas às secas, das mais jovens às maduras, o Tônico da Arte dos Aromas caminhará com maestria! A não ser, é claro, que você possua alguma condição específica a qual requeira tratamento e indicação profissional – observação válida para qualquer indicação de cosmético para cuidados faciais.

[warning]A Loção Tônica Orgânica Arte dos Aromas custa R$: 29,90 (preço ótimo!) encontra-se à venda na Use Orgânico AQUI. [/warning]

 

Sabonete Esfoliante Facial Orgânico de Copaíba com Cristais de Quartzo Arte dos Aromas

resenha Sabonete Esfoliante Facial Orgânico com Cristais de Quartzo Arte dos Aromas

Diz a marca:
[pullquote width=”600″ float=”left”]O Sabonete Esfoliante Facial orgânico ECOCERT Arte dos Aromas possui cristais de quartzo e óleos essenciais que removem células mortas e promovem uma esfoliação deixando a sua pele lisa e saudável. É uma renovação energética para sua pele, pois o contato com os cristais de quartzo nos coloca em contato com a mãe natureza proporcionando equilíbrio energético e bem estar. Um momento especial para o corpo e alma. Aplique na palma da mão, friccione, enxague e sinta a energia dos cristais no seu corpo e na alma. É uma experiência única.[/pullquote]

Propriedades/ Benefícios dos ativos: Cristiais de Quartzo – Ação sobre o equilíbrio energético; Copaíba – Efeito Regenerador; Açai – Efeito Antioxidante, Tea Tree – Efeito Adstringente

Dicas de uso: Molhar a pele e esfoliar suavemente para remoções de células mortas e impurezas profundas. Após a esfoliação, lavar com água, usar a Loção Limpeza para retirar impurezas que água não retira e logo após fazer a tonificação com a Loção tônica Copaíba e Tea Tree para preparar a pele para hidratação com o Creme Hidratante Copaíba.
[disclaim]Composição/ Ingredientes do Sabonete Esfoliante Facial Orgânico com Cristais de Quartzo Arte dos Aromas: Acqua/Water, Aloe Barbadesis Extract*, Quartzo, Disodium Cocoyl Glutamate, Sodium Cocoyl Glutamate, Xanthan Gum, Sodium PCA , Olivamidopropyl Betaine, Sodium Benzoate , Citric Acid , Copaífera Officinalis (balsam copaíba) resin* , Melaleuca Alternifolia Oil*, Cymbopogon Citratus Oil*, Sorbic Acid, Citral, Linalool, Geraniol, d-Limonene.

*Insumos orgânicos rastreados.
– 99,8 % dos ingredientes são de origem natural.
– 10,09% dos ingredientes advém de plantações orgânicas[/disclaim]

Já comentei com vocês em diversos posts pelo blog que simplesmente amo produtos de esfoliação facial e corporal. Adoro a sensação de pele renovada e lisinha promovida por este tipo de produto. Sim, eu esfolio a pele todos os dias. Não, isso não é recomendado. Exatamente por gostar de esfoliação, optei por esta versão ao invés da Loção de Limpeza Orgânica não esfoliante da mesma linha (MAS o mais indicado é ter ambos os itens e alternar os dias de utilização). Exatamente por esfoliar todos os dias, preciso de esfoliantes que sejam suaves.

Porém sofro um impasse: embora eu precise de esfoliantes suaves, gosto de sentir que o produto está esfoliando, gosto de sentir os grânulos, gosto de manipulá-los para que atuem sobre as áreas que mais me incomodam.

O Sabonete Esfoliante Facial Orgânico Arte dos Aromas é daqueles que conseguem unir ambos aspectos, ele é suave, porém dá para efetivamente sentir suas partículas.

Ademais, há como controlar o grau de esfoliação: ao aplicar sobre o rosto completamente molhado, o produto será diluído e, por consequência, a esfoliação será mais leve. Ao aplica sobre o rosto parcialmente enxuto, a esfoliação será mais intensa.
Observem, este produto não é apenas um esfoliante, ele também atua como um sabonete de limpeza facial. Eu não sinto a necessidade de usar outro método de higienização facial antes ou após aplicar este produto. Contudo, caso você tenha a pele bem oleosa, a própria marca aconselha que o Sabonete Esfoliante seja aplicado com posterior utilização da Loção de Limpeza da linha.

[warning]O Sabonete Esfoliante Facial Orgânico Arte dos Aromas custa R$ 34,90 e encontra-se à venda na Use Orgânico AQUI.[/warning]

 

Creme Hidratante Facial Orgânico de Copaíba, Cupuaçu , Tea Tree e Vitamina E Arte dos Aromas

resenha Creme Hidratante Facial Orgânico de Copaíba, Cupuaçu , Tea Tree e Vitamina E Arte dos Aromas 2

Diz a marca:
[pullquote width=”600″ float=”left”]O Creme Hidratante Facial Orgânico ECOCERT Arte dos Aromas com Copaíba, Cupuaçu , Tea Tree e Vitamina E nutre e melhora a elasticidade da pele, recuperando a vitalidade. Ajuda a combater os radicais livres. Indicado para todos os tipos de pele.[/pullquote]

Propriedades/Benefícios dos ativos: Açaí – Ajuda a combater os radicais livres, antioxidante natural; Copaíba – Regenera a pele, cicatrizante e anti-inflamatório natural; Tea Tree – Bactericida e tonificante natural; Cupuaçu – Melhora a elasticidade e forma filme de proteção.
[disclaim]Composição/ Ingredientes do Creme Hidratante Facial Orgânico Arte dos Aromas: Acqua/Water, Aloe Barbadesis Extract*, Cetearyl Olivate, Sorbitan Olivate, Sodium PCA, Copaífera Officinalis (balsam copaíba) resin*, Dehydroacetic Acid, Benzyl Alcohol, Theobroma Grandiflorum Seed Butter*, Tocopheryl Acetate, Xanthan Gum, Melaleuca Alternifolia Oi*l, Cymbopogon Citratus Oil*, Citral, Linalool, Geraniol, d-Limonene.

*Insumos orgânicos rastreados.
– 99,4 % dos ingredientes são de origem natural.
– 10,09% dos ingredientes advém de plantações orgânicas[/disclaim]

O Creme Hidratante Facial Orgânico Arte dos Aromas é leve e doa uma sensação de pele mais firme e “esticadinha” imediatamente após a aplicação. Promove hidratação leve e não oleosa que provavelmente irá agradar pessoas de pele oleosa à mista. Por isso não me agradou tanto, tenho a pele do rosto bem seca a qual requer produtos mais emolientes. Porém é um creme que gosto de aplicar ao longo do dia quando sinto que minha pele pede reidratação. Ademais, sua composição suave permite que misturemos óleos essenciais para potencializar o produto sem que o mesmo fique muito pesado ou oleoso.

Ele é o tipo de produto que pode não agradar aos que ainda estão desacostumados com cosméticos de formulação natural e orgânica, pois ele requer movimentos circulares bem efetivos e pacientes para ser devidamente absorvido pela pele.

[warning]O Creme Hidratante Facial Orgânico Arte dos Aromas custa R$:49,30 e encontra-se à venda na Use Orgânico AQUI.[/warning]

 

Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida, comentem! 

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita
Snapchat: karinaviega

[question]Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.[/question]

Loja Dermabox

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *